Portal Bombas do Amazonas
Geral

Copa do Mundo Feminina2027: FIFA lança marca oficial do torneio em Copacabana

Brasil – A Fifa lançou oficialmente, neste domingo (26), a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil. O pontapé inicial do torneio ocorreu com uma série de eventos em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, marcando a apresentação da marca, do slogan e da identidade visual da competição.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Fita, Gianni Infantino, do presidente da CBF, Samir Xaud, dos técnicos da Seleção Brasileira feminina e masculina, Arthur Elias e Carlo Ancelotti, além do ministro do Esporte, André Fufuca, dirigentes e convidados. O troféu do Mundial feminino foi levado ao palco pela ex-jogadora espanhola Claudia Zornova, campea em 2023.

Grupos de dança e capoeira apresentaram as oito cidades-sede, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasilia, Porto Alegre e Fortaleza, reforçando a proposta de identidade brasileira do evento. Também foram revelados o emblema oficial, o lema “Go Epic” (“Vai ser épico” , em

tradução livre) e a identidade sonora do torneio, que mescla ritmos nacionais com destaque para a percussão de herança africana.

Criada por uma agência brasileira, a marca do Mundial de 2027 foi inspirada na bandeira do Brasil e construída a partir da fusão das letras W (women e world) e M (mulheres e mundo), formando um losango. Assim como ocorreu na Copa masculina de 2014, aFifa manteve a grafia de Brasil com “s” na apresentação oficial.

Em discurso em português, Infantino deu as boas-vindas ao Mundial, que será disputado entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, e destacou o caráter histórico do torneio. Segundo ele, será o primeiro Mundial feminino realizado no Brasil e na América doSul.

“No próximo ano, vamos unir o mundo inteiro aqui no Brasil, em uma festa inesquecível, que será o melhor

Mundial feminino da história da Fifa”, afirmou o dirigente.

O evento reuniu nomes históricos do futebol feminino brasileiro, como Formiga, Cristiane, Aline Pellegrino, Pretinha, Rosell e Alline Calandrini. Cristiane ressaltou o impacto do torneio para o desenvolvimento da modalidade no país e o legado que pode ser deixado para as próximas gerações. À tarde, ela e outras ex-jogadoras participaram de um jogo festivo no Posto 4 de Copacabana.

Maior artilheira da história das Copas do Mundo e eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fita, Marta não esteve presente fisicamente, mas enviou uma mensagem em vídeo direto dos Estados Unidos. No recado, destacou o amor do Brasil pelo futebol e afirmou que o torneio vai inspirar novas histórias e talentos.

idolos do futebol masculino, como Cafu e Ronaldo Fenômeno, também participaram do lançamento e falaram sobre a importância do Mundial feminino no país. Cafu ressaltou que a competição pode servir de palco para debates urgentes, como o combate ao feminicídio.

Durante o evento, Infantino ainda mencionou a Copa do Mundo masculina de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá, e defendeu a união entre os povos em um momento de tensões internacionais.

“Vai ser o Mundial maior da história. O mundo necessita de união e alegria, disse.

Outros campeões e pioneiros do futebol brasileiro foram homenageados, entre eles Pepe, campeão em 1958, Mengalvio, bicampeão mundial pelo Santos, Jairzinho, de 1970, Bebeto, de 1994, e Catu e Ronaldo, campeões em 2002.

Pela manha, torcedores participaram de atividades no calçadão do Posto 6, onde painéis das oito cidades-sede foram pintados por fãs, marcando o início simbólico da caminhada rumo ao Mundial feminino de 2027 no Brasil.

Bombas do Amazonas

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais